Área: Ciências Humanas e Suas
Tecnologias
Tema: Cultura e Cidadania no século XXI
Anos: 1ºs A, B e C
Justificativa
Com
base nos princípios e premissas do programa e Plano de Ação das escola, avaliamos
a necessidade de planejar uma atividade interdisciplinar, que desenvolva uma
compreensão mais ampla de cidadania, bem como sua aplicação no cotidiano.
Contudo, a base curricular deve ser atendida e relacionada entre as
disciplinas, onde se faz necessário uma análise dos pontos convergentes, tanto
nas habilidades quanto conteúdos. Então, na produção de uma excelência
acadêmica, percebemos que o desenvolvimento da autonomia, solidariedade e
competência pode ser mais significativo quando contextualizado e estruturado
dentro do cotidiano, em práticas e recursos que o educando reconhece na sua
cultura, no caso a música.
Objetivos
-
Entender a importância da postura cidadã frente aos novos desafios do século
XXI.
-
Compreender o dinamismo na globalização desde os tempos mais remotos a
atualidade, estabelecendo relações culturais com o pensar reflexivo.
-
Desenvolver novas dinâmicas de interação entre áreas, disciplinas, conteúdos e
habilidades, promovendo assim uma autonomia e inserção social.
-
Desenvolver um jovem cidadão, com autonomia e competência para realizar suas
escolhas e ser protagonista de seu aprendizado, além colaborar com seus pares,
num afirmação solidária.
Desenvolvimento
No
primeiro contato os alunos são informados da finalidade e desenvolvimento
planejado da boa prática coletiva da área e assistem a um vídeo de
sensibilização sobre a cidadania, apresentado por um dos professores
envolvidos.
Após
um diálogo geral e amplo buscamos sondar o conceito de cidadania e como esta
reflete na sua vida cotidiana. Entramos com a música, com uma linguagem
diferenciada buscamos que o educando perceba as informações explicitas e
implícitas ali presentes, o que poderá ser realizado, a critério do professor:
em duplas ou grupos. Os mesmos buscarão através de pesquisa mais informações e
produzirão relatos de suas ações cidadãs durante um mês.
Neste
prazo os alunos terão outras atividades de ampliação, com a análise de uma
música de Gabriel Pensador “Até quando”, onde será posto a eles cenas de fatos
jornalísticos que relatam a falta de cidadania, com temas gerais e atuais
(corrupção, violência urbana, descaso com meio ambiente), então em grupos eles
produziram listas de fatos do cotidiano, percebendo o básico, o micro na
produção do macro (limpeza da sala, colaboração com outro, compreensão, crítica
e tolerância), criando indicadores que
quantificam e tornam possíveis estabelecer metas para uma melhoria
significativa.
Convidamos
uma autoridade da área da justiça para palestrar sobre a temática da cidadania
contemporânea, relacionando comportamento e lei na produção da cultura.
Relacionamos as questões abordadas pelo profissional a próxima aula
relacionaremos as listas de ações que cada aluno pretende modificar afim de
tornar-se um cidadão responsável. Da mesma forma observaremos os deveres dos
demais cidadãos, para que seja completa a ação cidadã, que não só vê direitos,
mas também deveres.
Proporemos
a paródia de uma das músicas analisadas, para que se desenvolva ainda mais a
competência escritora, ao mesmo tempo que se reflete sobre suas ações e dos
seus amigos e parentes.
Por
fim, realizamos uma avaliação com os alunos, verificando a eficiência do
programa e a manutenção das transformações no percurso escolar e para toda uma
vida, discutindo por que muitos não seguem estas regras e não entendem a
cidadania como se deve.
A
construção da cultura em nós é algo diário, que na escola, ocorre de forma
sistematizada, porém com diversos momentos que esta assume características mais
diversas e relacionais, as quais precisam ser aproveitadas e dinamizadas de
forma a tornar a aprendizagem mais dinâmica e prática. Portanto, está prática
relaciona diversas funções e ações, todas com um único foco, o de tornar
cidadãos atuantes na sociedade.
Temporalidade
A
temática será desenvolvida em um bimestre, de 18/05 a 30/06.
Replicabilidade
A
replicabilidade é a própria cidadania em exercício, pois caracteriza o
princípio da solidariedade, pois a autonomia de nada serve a sociedade se não
for multiplicada e difundida com solidariedade e respeito as diferenças.
Far-se-á a necessidade de uma ampla comunicação e gana em promover a cidadania
em todos os seguimentos sociais.
Pretendemos
replicar a outras escolas o plano, para que se cumpra a função cidadã que se
espera no outro, já criada e, se bem desenvolvida, deve ser replicada.
Impactos na BNC
Os
impactos na Base Nacional Comum, devem ser tanto evidenciados de forma
comportamental/atitudinal, quanto pelo rendimento escolar formal. Espera-se que
o aluno reveja suas atitudes e adquira maior cultura, percepção, competência
leitora e escritora, autoconhecimento, entre outros, pois produziram valores e
desenvolveram princípios que nortearão ações cotidianas, que serão verificadas
através de alguns indicadores, tais como:
-
Rendimento escolar nas disciplinas envolvidas;
- Relatório
de devolutivas dos alunos;
-
Relatório de devolutivas da equipe escolar;
Responsáveis
Todos
os professores da área são responsáveis pelo seu planejamento e o desenvolvimento
todos os alunos envolvidos, assim como toda a equipe escolar.
1º
A - quarta-feira
Aula 1
-
Expor fragmentos de vídeo (15’) – Fabricio
-
Cidadania – direitos e deveres debate (20’) – Eliane
Questões Norteadoras - Lídia
1
– Como ser cidadão em meio a um mundo de contradições, conflitos?
Será
que vale a pena ser igual a estes que desconhecem? Como sendo igual, será tu
melhor?
2
– Onde é preciso ser cidadão?
3
– Quais são as atitudes suas que não compõe a cidadania? Cite Exemplos.
4
- Pesquisa em grupo para duas semanas depois – Conceito e evolução histórica
Cidadania
1º
B – segunda-feira
Aula 1
-
Expor fragmentos de vídeo (15’) – Fabricio
-
Cidadania – direitos e deveres debate (20’) – Eliane
Questões Norteadoras - Lídia
1
– Como ser cidadão em meio a um mundo de contradições, conflitos?
Será
que vale a pena ser igual a estes que desconhecem? Como sendo igual, será tu
melhor?
2
– Onde é preciso ser cidadão?
3
– Quais são as atitudes suas que não compõe a cidadania? Cite Exemplos.
4
- Pesquisa em grupo para duas semanas depois – Conceito e evolução histórica
Cidadania
1º
C –terça e quarta
Aula 1
-
Expor fragmentos de vídeo (15’) – Eliane
-
Cidadania – direitos e deveres debate (20’) Fabricio
Questões Norteadoras – Lídia/Quarta-feira
1
– Como ser cidadão em meio a um mundo de contradições, conflitos?
Será
que vale a pena ser igual a estes que desconhecem? Como sendo igual, será tu
melhor?
2
– Onde é preciso ser cidadão?
3
– Quais são as atitudes suas que não compõe a cidadania? Cite Exemplos.
4
- Pesquisa em grupo para duas semanas depois – Conceito e evolução histórica
Cidadania
1º
A- quarta-feira
Aula 2
-
Música Geração Coca Cola – Legião Urbana - Fabricio
-
Música Até quando – Gabriel Pensador – Fabricio
- Diálogo/debate
- Eliane
Questões Norteadoras - Lídia
1
– Quais as frases da música você percebe a cidadania?
2
– Ser conformado e paciente causa algum efeito na cidadania?
3
– Por que aceitamos o que não concordamos quando as coisas ou fatos estão
longe?
4
– Liste quais os comportamentos você identifica em si e nas músicas.
1º
B- segunda-feira
Aula 2
-
Música Geração Coca Cola – Legião Urbana - Fabricio
-
Música Até quando – Gabriel Pensador – Fabricio
-
Diálogo/debate - Eliane
Questões Norteadoras - Lídia
1
– Quais as frases da música você percebe a cidadania?
2
– Ser conformado e paciente causa algum efeito na cidadania?
3
– Por que aceitamos o que não concordamos quando as coisas ou fatos estão
longe?
4
– Liste quais os comportamentos você identifica em si e nas músicas.
1º
C- terça e quarta-feira
Aula 2
-
Música Geração Coca Cola – Legião Urbana - Fabricio
-
Música Até quando – Gabriel Pensador – Eliane
-
Diálogo/debate - Fabricio
Questões Norteadoras - Lídia
1
– Quais as frases da música você percebe a cidadania?
2
– Ser conformado e paciente causa algum efeito na cidadania?
3
– Por que aceitamos o que não concordamos quando as coisas ou fatos estão
longe?
4
– Liste quais os comportamentos você identifica em si e nas músicas.
Aula 3 08/06 a 10/06
- Recolhendo
a pesquisa – segunda-feira 1º A – Fabrício/ 3ª aula
1º
B – Lídia/ 5ª aula 1º
- C – Eliane/6ª aula
-
Elaborar uma lista com dez ações que realizam que poderiam promover a cidadania
entre seu grupo social. Definimos prazos e monitoramento de ações. Fila do
almoço, Limpeza das salas, Uso do celular, Confronto com o outro, Respeito as
regras sociais, Cobrar os direitos
Gestão
Sala
Aula 4
Vídeo
– Corrente do Bem – aula de OE
Devolutiva
da pesquisa – Receber e corrigir
Aula 5
Fechando
com lista de ações e valores e reflexão sobre os valores desenvolvidos.
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